14.4.10

Photographer: Paolo Roversi

"O tripé e a câmera devem manter-se fixos, seus olhos e sua mente devem permanecer livres"


Dentre o vasto universo dos fotógrafos de moda, o italiano nascido em Ravenna, Paolo Roversi, chama muito minha atenção. Nas suas fotos percebe-se que há uma sensibilidade indescritível, sensualidade na medida certa, e, às vezes, um toque de surrealismo que me fascina.
Paolo começou a carreira tirando fotos para jornais italianos e continuou assim até 1971, quando conheceu o Diretor de arte da Elle, Peter Knapp, que o convidou a conhecer Paris em 1973. Roversi ficou maravilhado e se estabeleceu na incrível cidade-luz, onde construiu seu estúdio e finalmente entrou em contato com o mundo da moda, tornando-se referência na área.




Natalia Vodianova, rostinho que se repete por entre as fotos de Roversi



No conjunto de sua produção, percebe-se uma certa influencia do trabalho de 4 grandes fotógrafos: Irving Penn, famoso pelas suas fotos em estudio (especialmente o triangular) que propunha a elegância contida no minimalismo, expondo a simplicidade de "ser chic"; o alemão Helmut Newton controverso, gostava de chocar com suas imagens carregadas de sexualidade, dramatismo e decadência; o novaiorquino Richard Avedon, que através de suas lentes procurava capturar a real personalidade do fotografado, um retrato único e profundamente emocional, a intimidade sem máscaras e o francês Guy Bourdin, agressivo, surreal e misterioso.





Kate Moss por Irving Penn, Monica Bullucci por Helmut Newton,
Marilyn Monroe por Richard Avedon e última foto por Guy Bourdin


The italian fashion lover.

2 comentários:

Frozi disse...

Eu também amo as fotos que ele tira, e esse editorial da foto que você colocou da Sasha Pivovarova que é todo em branco tirou meu fôlego.

Amo seu blog, Rossi! Sempre vejo mas acho que nunca comentei né? Vou começar a retribuir os seus. :)

Ana Paula Leal disse...

As fotografias dele são mesmo sensacionais!
Sou apaixonada por um editorial que ele fotografou recentemente, "The great illusion" , com a Lara stone... Fascinante !!!